terça-feira, outubro 31, 2006

Efeitos do aquecimento global



Recentemente recebi por e-mail uma imagem da NASA, baseada em previsões do efeito do aquecimento global a nível planetário. Na imagem que recebi apenas vem a previsão para Portugal e, o que se pode ver é assustador. É caso para parar um pouco para pensar até onde o uso e abuso dos recursos naturais pode levar a humanidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eis um tema que merece toda a atenção nos dias de hoje: O Aquecimento Global. Claro que só poderia vir de alguém que estudou biologia e sabe que todos corremos riscos caso não façamos algo pelo pequeno planeta azul.
Habituamo-nos desde cedo a ver noticias sobre inundações, fogos florestais, secas extremas, tufões e furacões, entre outras catástrofes naturais que afectam diversas regiões desse pequeno planeta azul. Sejamos realistas, quantos Portugueses é que sentiram na pele ou se questionaram sobre estas catástrofes?
Por exemplo, temos mais de 2 milhões de habitantes a viver na Área Metropolitana de Lisboa, quem é que se vai preocupar com incendios (pois quase não existe matas ou parques nesta região) ou com falta de água, algo que só acontece maioritariamente no Alentejo e Trás-os-Montes. As pessoas nem se lembram que nos anos 80 era noticia e manchete nos jornais quando em apenas um dia, num Verão inteiro, as temperaturas atingiam valores acima dos 38ºgraus, ou 40º!!! Só neste Verão de 2006 tivemos nada mais nada menos do que 5 ondas de calor!!! Não foi 1 ou 2 dias, foram praticamente 5 semanas interpoladas com temperaturas acima dos 35 ou 38º...e esta hã?
Agora numa sociedade como a nossa, contam-se pelos dedos das mãos as pessoas que têm consciencia destas alterações climáticas em tão poucas decadas... Aliás o mês de Out/2006 foi exemplo de que estamos a viver actualmente grandes alterações climaticas: numa semana chove intensamente criando inundações, na outra estão 27º e toca dir para a praia...e entretanto estamos em Novembro com temperaturas de Abril ou Maio...
Esta semana até Tony Blair se mostrou chocado com um relatório sobre as alterações climaticas que afirma que até a geração dele vai ser fortemente afectada... então e a nossa? E a dos nossos filhos e netos???
O que devemos fazer?

Carlos Linheiro