quinta-feira, outubro 19, 2006

Mais um dia passou e...chego à brilhante conclusão... O ensino está cada vez pior! Ou melhor, a educação! Ou talvez a falta dela...Estava eu hoje numa aula de ciências (numa turma que só por sinal é a mais badalada da escola e, também só por sinal, é a minha direcção de turma) a passar um “ralhete” mais uma vez à turma, pelo seu comportamento exemplar, quando um menino, daqueles muito bem comportados, que nada fazem (relacionado com a escola), me faz o seguinte reparo: “ó prossora…a prossora parece daqueles que têm falhas nos dentes e que falam à sopinha de massa, quando se zanga connosco… é verdade prossora, é verdade!”. Imaginem só a minha reacção… Imagem linda a que este miúdo tem de mim...Nem sei bem no que pensei...Fiquei tão atordoada com o comentário do raio do miúdo que tive uma branca de ideias...O que é que eu faço? Como reajo? Está bonito, está… Mas realmente estamos muito bem encaminhados na educação. Chegámos ao ponto em que a falta de respeito passa a ser normal para os miúdos! Não há o reconhecimento da autoridade do adulto que está numa sala de aula, disponível3horas por semana para o ensinar a ser alguém. Até onde vai o à vontade de um aluno para fazer uma observação destas a um professor em plena aula? Como é lógico, face ao referido comentário, o aluno sofreu mais uma repreensão oral da minha parte e, uma vez que decidiu prolongar a graça por mais uns minutos não se satisfazendo com a primeira observação, acabou por a prolongar, contra sua vontade, mais um bocadito na “rua” com uma actividade complementar e uma falta para comemorar a grande proeza do dia. Enfim, vamos ver como corre o dia de amanhã …Só espero que não volte a tentar o mesmo!

2 comentários:

Alda Serras disse...

Olá, infelizmente é assim a educação em POrtugal ou a falta dela como bem disseste. "Cromos" desses não faltam.

Sandra Sousa disse...

Só para dar as boas vindas e desejar boas escritas e menos situações embaraçosas, apesar de duvidar seriamente, por também eu ser docente dessa mesma turma fantástica, que este ultimo desejo se concretize... :)