domingo, outubro 22, 2006


UNDERGROUND, era uma vez um país
um filme de Emir Kusturica

“Nasci num pais onde a esperança, o riso e a alegria de viver são mais fortes do que noutro lugar qualquer. O mal também. Somos ao mesmo tempo o criminoso e a vitima.
Quando um grupo de pessoas sai da sua cave depois de décadas e testemunha a guerra em curso, volta de novo para as suas vidas subterrâneas, persuadidas de que a guerra nunca chegou a acabar. Mentiram-lhes, mas agora descobrem a horrível, humilhante e sangrenta verdade, mas pelo menos é a verdade.
Em "Underground", o mundo debaixo do chão é retratado com o colorido da realidade diária. O mundo debaixo do chão é visto com as desbotadas cores teatrais das vidas manipuladas.
Os dois mundos finalmente comunicam, trocam valores: decadência e sofrimento.
Riem de si próprios, riem de nós e, finalmente quando ficam juntos, riem um do outro.”

Emir Kusturica

Finalmente encontrei ontem na Fnac o filme que marcou uma época da minha vida e que há tanto tempo procurava. Underground, um filme que retrata um país de gente sofredora que luta por uma identidade condenada à partida pela corrupção e traição. O filme é todo ele movimento, que nos envolve por completo num misto de emoções e que transporta o pensamento para aquilo em que o Homem se pode transformar movido pela ganância.

Convido-vos a conhecer esta bela obra, vencedora de Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1995.

Sem comentários: