sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Maravilhas da informática

Recentemente pedi aos meus alunos para realizarem um pequeno trabalho de pesquisa sobre doenças respiratórias. Distribui pelos vários elementos dos grupos os sub-temas e quais os itens a incluir no trabalho.
Quando chegou a hora da apresentação oral e da entrega dos trabalhos, recebi as mais variadas desculpas pela não realização deste, sendo a mais descarada “Não tenho net stora, não pude fazer a pesquisa”. Pensei para comigo, não tem net?! Desde quando o facto de não ter Internet serviu de desculpa para não se fazer um trabalho?! Então e livros?! Hum? Não existem?! E bibliotecas? Sabem o que são? “Daa”! É preciso ter lata! Devo estar muito velha, mas ainda sou do tempo das bibliotecas e da consulta desenfreada de livros. Da realização de trabalhos com alguma coerência, com o cuidado de não transcrever exactamente a informação seleccionada e quando era feito, a colocação da fonte e de aspas. Agora é ver quem copia mais. Para esta garotada o material que recolheram numa pesquisa corresponde a um trabalho feito, é só juntar uma capa e já está. Pois veja-se a qualidade de alguns dos trabalhos apresentados que não são mais do que meras copias (algumas não formatadas) soltas de informação, alguma da qual desnecessária.
Hoje foram os últimos grupos a apresentar trabalhos e chegou a vez dos alunos PD. Começaram muito bem. Informaram qual o tema (alergias), mostraram uma fotografia de um ácaro, referiram cuidados a ter para nos livrarmos dos ácaros. Quando, de repente, começaram a falar de uma máquina de nome “xpto” que era muito útil para nos livrarmos dos ditos bicharocos e que todos deveríamos adquiri-la. Conclusão, como para esta garotada fazer um trabalho é o mesmo que copiar informação da net e imprimi-la e, a leitura na informação adquirida não faz parte da do método de trabalho, ao invés de fazer um trabalho sobre alergias fizeram propaganda a um aparelho para nos livrar-nos dos ácaros. E é esta a geração do futuro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Fantástico... Até as crianças já fazem de técnicos de vendas... Presumo que os PD deviam de ser os meus maravilhosos alunos... Sem comentários, hehe